WASTES: Solutions, Treatments and Opportunities

A Gravimeta é patrocinadora da 7ª Conferência Internacional WASTES, um evento fundamental para a apresentação de novas pesquisas e inovações técnicas relacionadas ao setor de resíduos.

A 7ª Conferência Internacional WASTES: Solutions, Treatments and Opportunities decorrerá entre os dias 3 e 5 de setembro de 2025, no Hotel Vida Mar, na Ilha da Madeira (Funchal). Este evento constituirá um fórum privilegiado para a apresentação, discussão e intercâmbio de ideias sobre as exigências, transformações, desafios, soluções e oportunidades que se colocam na gestão sustentável de resíduos.

Um dos principais objetivos deste evento é promover a interação entre a comunidade científica e o setor empresarial, trazendo para a academia as preocupações ambientais do setor industrial e apresentando às empresas técnicas e tecnologias inovadoras desenvolvidas no meio acadêmico. Assim, a WASTES 2025 incluirá uma sessão dedicada à indústria, focando na apresentação de boas práticas e casos de sucesso resultantes da colaboração entre esses dois setores.

Tópicos:
▪ Gestão de fluxos de resíduos (RCD, REEE, CDR, RAV, etc.)
▪ Aspetos ambientais, económicos e sociais na gestão de resíduos
▪ Poluição marinha e bioinvasões
▪ Tecnologias de valorização energética de resíduos
▪ Avaliação do ciclo de vida e pegada de carbono
▪ Técnicas de tratamento biológico
▪ Tecnologias sustentáveis de valorização de resíduos
▪ Economia circular e simbioses industriais
▪ Tecnologias inteligentes e ferramentas digitais na gestão de resíduos
▪ Reciclagem de resíduos e recuperação de recursos
▪ Biorrefinarias de resíduos
▪ Gestão de resíduos alimentares e bioeconomia
▪ Impactos dos resíduos plásticos, estratégias de gestão e soluções
▪ Resíduos como recursos de matérias-primas críticas

Programa - https://www.wastes2025.org/program/

 

© 2026 Gravimeta – Equipamentos para Laboratório. Todos os direitos reservados.